Bem-vindo ao Centro Dynamis.
Novo usuário? Clique aqui.

Formação Continuada

 O Centro Clinico Dynamis oferece formação para profissionais das áreas da saúde e da educação nos elementos práticos do enfoque ACME ( Miguel Higuera,2010) que permitem criar programas e atividades de estimulação familiar para o desenvolvimento comunicativo e cognitivo em crianças com transtornos severos da comunicação.
Os elementos essenciais do modelo envolvem a compreensão e utilização de estratégias para:
• Desenvolver formatos de interação compartilhada.
• Desenvolver uso social recíproco de objetos.
• Desenvolver atenção focalizada, dividida e executiva.
• Desenvolver memória operacional.
• Desenvolver intenção comunicativa compartilhada.
• Desenvolver atuação compartilhada, atenção conjunta e experiência compartilhada.
• Desenvolver controle de frustração e de condutas interferentes da aprendizagem.
A formação se realiza a traves da participação em atividades clinicas, a aplicação de conteúdos em casos reais, a observação de campo e a discussão da visão do ACME em reuniões de analise de casos.
O centro entrega material de apoio necessário como parte da formação.
Cada participante deve contatar o centro e enviar seus antecedentes(titulo, certificados, etc.) para assegurar uma vaga no programa de formação.

___________________________________________

 

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EDUCATIVA E MELHORAMENTO DO DESEMPENHO ESCOLAR.
 PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇAÕ CONTINUADA.
Na atualidade, no mundo da educação e da inclusão de crianças com NEE ocorrem mudanças constantemente e é preciso profissionais em permanente formação, que saibam como resolver os problemas que gera a diversidade crescente da população escolar.
O desafio de educar torna- se mais complexo na necessidade de compreender os transtornos do desenvolvimento , os novos desafios para desenvolver a mentalidade participativa, crítica e comunicativa de todos os alunos, e na influencia do constante avance da neurociência e das ciências cognitivas que entregam novas formas de olhar o cérebro, a aprendizagem e a escola. O centro Dynamis tem desenvolvido práticas de formação profissionalizante que permitem aos docentes a as suas instituições gerar respostas aos problemas que cada ano surgem na prática de ensino, a partir do conhecimento fundamentalmente prático e vivido dentro da própria realidade de cada grupo de professores e profissionais a ser formados.
 
  
2. Proposta geral
2.1 Áreas temáticas:
Nossa proposta permite a cada instituição a escolha entre uma variada gama de temáticas segundo as suas necessidades de formação, tanto a níveis teóricos, quanto práticos. As principais áreas são apresentadas a continuação:
Linguagem e pensamento.   
- Desenvolvimento normal da linguagem e desempenho escolar.
- Relação da linguagem e o desempenho escolar.
- Transtornos da linguagem na escola.
- Linguagem e aprendizagem.
- Estilos comunicativos e estilos de aprendizagem.
- Linguagem e pensamento matemático.
- Linguagem e alfabetização.
- Linguagem e compreensão da leitura.
- Destrezas de pensamento superior e linguagem.
- Resolução de problemas, funções executivas e linguagem.

Desenvolvimento comunicativo e desempenho acadêmico        
- Comunicação e desenvolvimento social.
- Comunicação verbal e não verbal.
- Comunicação e motivação escolar.
- Comunicação e compreensão da leitura.
- Comunicação, autoestima e desempenho escolar.

Modificação de conduta
- Comportamentalismo e aprendizagem.
- Estratégias de controle e modificação de conduta.
- Incremento de condutas adaptativas.
- Diminuição /extinção de condutas desadaptativas.
- Registro e desenvolvimento de avaliação de conduta.
- Desenvolvimento de planos de intervenção da conduta

TDAH e inclusão   
- Atualização em TDAH
- TDAH e desempenho escolar.
- Estratégias de estimulação da atenção.
- Estratégias de controle da impulsividade.
- Estratégias de auto-organização
- Desenvolvimento de planos de intervenção escolar.

Down e Inclusão   
- Atualização em DOWN
- Sd. De Down e a neurociência
- Down e aprendizagem da linguagem
- Down e cognição
- Desenvolvimento escolar em Down
- Desenvolvimento social em Down
- Inclusão social e Down

Autismo e inclusão
- Atualização em autismo
- Autismo e neurociência;
- Desenvolvimento da linguagem e autismo.
- Desenvolvimento social e autismo.
- Autismo e cognição
- Inclusão social e autismo
- Autismo na escola

Sd. Asperger e Inclusão   
- Atualização em Sd. De Asperger.
- Desenvolvimento cognitivo do Asperger.
- Desenvolvimento social do asperger
- Teoria da mente e habilidades comunicativas
- Inclusão escolar e social no Asperger
 

2.2  Metodologia de formação:

A estratégia de formação e capacitação contempla quatro etapas de duração variável, segundo os requerimentos e necessidades de cada instituição.
Cada etapa envolve a participação conjunta e coordenada dos formadores, os participantes  e assistentes e a instituição, no planejamento e aplicação dos conteúdos, a procura de respostas aos problemas específicos de cada comunidades a ser formada, o registro e avaliação final dos resultados de cada programa.
Especificamente, as etapas são:

Etapa    Processos
Capacitação teórica        
- Sessões e aulas de entrega de conteúdos necessários para a compreensão do problema.
- Entrega dos conteúdos básicos para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
- Entrega de material de apoio.

Capacitação prática  
- Determinação dos problemas e necessidades de desenvolvimento de programas de intervenção na aula o pátio.
- Análise de casos de cada instituição (vídeo, relatórios, observação  in situ).
- Desenvolvimento de estratégias de intervenção/estimulação.
- Desenvolvimento de indicadores e sistemas de registro.

Seguimento   
- Visitas e observação em aula ou pátio, para avaliar os procedimentos utilizados.
- Análise conjunto (docentes, instituição) dos registros obtidos na observação em aula ou pátio.
- Desenvolvimento de estratégias corretivas ou mudanças nos planos de intervenção.
- Assessoramento no planejamento escolar dos casos específicos da instituição, adequações curriculares e estratégias de ensino para cada caso.

Avaliação do processo.   
- Análise final das estratégias utilizadas e resultados obtidos.
- Relatório final (conjunto) de cada caso.
- Resumo final/ relatório do processo geral.
- Avaliação institucional.

A essência do tipo de formação do Centro Dynamis radica no sentido prático do sistema de ensino, destinado principalmente a facilitar a compreensão dos problemas de inclusão e formação do grupo docente de cada instituição, com ênfase no desenvolvimento de estratégias de afrontamento da problemática real de cada grupo.
O acompanhamento se traduz não somente em avaliação da aprendizagem, quanto na resposta as possíveis dificuldades que surgem na aplicação dos conteúdos e das atividades sugeridas ou desenvolvidas na capacitação inicial.
O nosso propósito e ajudar a criar instituições e grupos docentes que apreendem e permanentemente são capazes de gerar respostas aos desafios da educação e da inclusão.

Centro Clínico

Slide 0Slide 1Slide 2Slide 3Slide 4Slide 5Slide 6Slide 7Slide 8Slide 9Slide 10Slide 11Slide 12Slide 13Slide 14Slide 15Slide 16Slide 17Slide 18Slide 19Slide 20Slide 21Slide 22Slide 23Slide 24Slide 25

Profissionais de TGD

Cadastro de Profissionais

Encontre Profissionais de TGD

Encontre Profissionais

Indique esta Página para um amigo

Centro Dynamis: Rua Itajaí, 1310 - Vorstadt - Blumenau - SC - FONE/FAX (47) 3232 7278 - 99963 1084 (TIM) - 99707-3000 (TIM)
E-mail para Curso: flaviadynamis@gmail.com - Email para Atenção: dynamiscapacita@gmail.com

Centro Dynamis © 2012 - Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por Novalogo